Blog

Conteúdo

O mundo está rosa por uma grande causa

O mundo está rosa por uma grande causa

Você certamente já ouviu falar em Outubro Rosa, mas sabe qual seu significado e como ele surgiu?

O movimento é popular e comemorado em todo o mundo. Seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A ideia começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes è doença e/ou mamografia durante o mÊs. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional americano de prevenção do câncer de mama. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

O laço

Já o laço rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes da doença, partidas de boliche e etc.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu posteriormente e não há uma informação oficial de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação.

No Brasil

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao movimento foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo (SP) no dia 2 de outubro de 2002, quando se comemorou 70 Anos do Encerramento da Revolução. A ideia foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!