Blog

Dicas da Maria

Como evitar mofo em períodos de chuva

Como evitar mofo em períodos de chuva

- Roupas só podem ser guardadas se estiverem realmente limpas. Nada de guardar quando se usou apenas uma vez e por poucas horas. Muitas vezes, uma pequena gota de suor, de chuva ou de gordura natural do corpo podem causar manchas amareladas quando ficam muito tempo impregnadas na roupa.

- Se você não sabe como tirar a mancha é melhor levar direto a uma lavanderia. O profissional saberá que produto usar para não alterar a cor do tecido ou até mesmo danificá-lo.

- Se o mofo da roupa é originado de umidade recente no guarda-roupa, às vezes o problema já se resolve colocando a peça no sol e passando uma escova.

- Manchas recentes são mais fáceis de sair, tente lavar a peça de roupa antes de qualquer medida mais drástica.

- As portas de closets ou de guarda-roupas devem ser abertas durante o dia para arejar, regularmente, especialmente se o local pega sol.

- Jamais guarde roupas de uma estação para outra em sacos plásticos. Isto porque mudanças climáticas bruscas podem propiciar umidade nas peças embaladas em plástico propiciando a formação do fundo do mofo nas peças. Este método de armazenamento só pode ser usado se for à vácuo.

- A dica para guardar roupa por muito tempo é envolvê-las em um tecido de algodão branco ou papel de seda antes de acomodar no guarda-roupa.

- Os edredons devem ser enrolados em um lençol.

- Quebre giz de quadro-negro em pequenos pedaços e distribua-os em pequenos copos nos cantos do armário. De tempos em tempos, ou quando o giz estiver úmido, descarte-o e reponha novos.

- Não guarde toalhas úmidas.

- Couro é suscetível ao mofo, então retire suas peças do armário regularmente para arejar.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!