Blog

Franquia

Você tem perfil para ser franqueado?

Você tem perfil para ser franqueado?

Antes de investir em uma franquia, é imprescindível realizar uma investigação da marca e do franqueador. Mas também é crucial fazer uma autoanálise e verificar se o próprio empreendedor tem perfil para ser franqueado. Afinal, esse modelo de negócio não é para todo mundo. Para Rick Grossman, autor do livro "Franchise Bible" ("Bíblia do Franchising", sem tradução para o português), um dos fatores mais determinantes para o sucesso ou o fracasso da franquia é o quanto o empreendedor tem de satisfação à frente desse negócio. Grossman elencou algumas perguntas que podem ajudar o empreendedor nessa busca. Os questionamentos foram publicados no livro e no site da Entrepreneur. Se você não tiver certeza das respostas, converse com amigos próximos e peça a opinião deles sobre você.

Faça uma autoanálise e verifique qual é o seu potencial de sucesso à frente de uma franquia:

Você gosta de trabalhar com o público?
Se a resposta é não, você pode procurar uma franquia B2B (que venda para outras empresas). Nesse caso, você lidará com executivos, mas o fato é que, mesmo assim, terá de trabalhar com o público.

Você gosta da ideia de ser chefe?
Ser dono da empresa significa ser responsável por todos os detalhes do negócio: gestão contábil, problemas com funcionários, controle de estoque etc. Você pode até delegar essas tarefas para um empregado, mas, no fim das contas, será o responsável por adequar todas as tarefas aos padrões do franqueador.

Você quer ter funcionários?
A habilidade de trabalhar com a equipe é tão importante quanto a habilidade de trabalhar com o cliente. Se contratar, gerir e despedir pessoas não é para você, procure um negócio que não precise de equipe.

Você está disposto a seguir os padrões estabelecidos pelo franqueador?
Nem todos os empreendedores são bons franqueados. O que a empresa franqueadora quer é alguém que aprenda as regras e se atenha a elas. Afastar-se dos padrões é pouco produtivo e pode violar o contrato de franquia.

A sua família está entusiasmada com a franquia?
Reflita se vocês gostarão de trabalhar juntos à frente do negócio, se esse for o plano. Todos devem estar igualmente empolgados com a ideia.

Você tem o capital necessário?
Faça todas as contas e verifique se você e a sua família estão dispostos a realizar sacrifícios financeiros até que o negócio comece a dar dinheiro.

Você está preparado para trabalhar muitas horas?
No franchising, o sucesso muitas vezes depende de trabalho duro e muito tempo de dedicação – pense nos horários de abertura de loja em um shopping, por exemplo.

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!